O consumidor voltou às compras. O Índice de Intenção do Consumidor (IIC) alcançou neste mês o patamar mais alto do ano, atingindo 110,73 pontos. O índice é 6,84% maior do que o de novembro e 3,68% acima da taxa de dezembro de 2002. É também o melhor desde março de 2001, quando chegou a 111,17 pontos.
Para a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, responsável pela pesquisa, o resultado reflete o otimismo do consumidor, que está mais disposto a ir às compras do que no Natal de 2002. Outra diferença em relação ao Natal do ano passado é que o consumidor está mais propenso a adquirir produtos de maior valor, como eletroeletrônicos e móveis, os chamados bens-duráveis.
Os técnicos da Fecomércio ressalvam que o consumidor está mais otimista com o futuro do que com o presente. Para o futuro, o índice chega a 121,98 pontos, mais do que os 93,85 pontos obtidos nas perspectivas de curto prazo.