ACE-Guarulhos

Otimismo com o Brasil é destaque em jornal inglês

O clima de otimismo com o Brasil, que ontem (08/10) dominou o mercado financeiro e animou investidores que aplicam na bolsa, foi tema do jornal inglês, Financial Times. Segundo o diário britânico, apesar da revisão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,5% para 0,6%, feita pelo Banco Central, os investidores mantêm o entusiasmo em relação à economia brasileira para os próximos meses e para 2004.

O jornal acrescenta ainda, que os preços das ações de empresas brasileiras negociadas na bolsa paulista são os mais altos desde fevereiro de 2001, enquanto os títulos da dívida estão próximos dos valores históricos mais elevados.

Surpresa agradável – O jornal Financial Times destaca também que é “a ortodoxia monetária e fiscal do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e de sua equipe econômica que agradou e surpreendeu os mercados financeiros”.

Mas o jornal observa que a confiança dos consumidores ainda está frágil e permanece a incerteza quanto a uma redução maior dos juros depois que o Banco Central deu sinais de que as taxas estavam atingindo um ponto de equilíbrio. O que teria sido entendido como cortes menores na Selic nas próximas reuniões do BC. Segundo o jornal, muito vai depender da habilidade do governo em “atrair investidores privados por meio da remoção da incerteza regulatória”.

Sair da versão mobile