Opep diz que não faltará petróleo
O secretário-geral da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), Alvaro Silva Calderón, afirmou que não vai faltar petróleo caso haja uma guerra no Iraque, segundo a agência de notícia de Atenas (ANA).
“Não teremos nenhum problema, faremos todo o possível para que haja petróleo suficiente no mercado”, disse Silva Calderón, paralelamente a uma reunião informal dos ministros de Energia da União Européia (UE) em Salonica (norte da Grécia), de acordo com a ANA.
Durante a reunião de dois dias, os 15 países-membros da UE vão abordar, entre outros temas, os meios de fazer frente coletivamente à súbita alta dos preços do petróleo em caso de uma eventual guerra no Iraque, assim como a evolução do diálogo entre UE e Rússia em questões de energia.
No começo de fevereiro, em uma entrevista publicada pela revista alemã “Wirtschaftswoche”, Silva Calderón avaliou que a alta dos preços do petróleo não tinha a ver com uma “falta real, mas com o medo de uma guerra no Iraque”.
“Não há falta de petróleo no mercado mundial. Em matéria quantitativa, há bastante mundialmente. As reservas mundiais são suficientes”, afirmou.