Obtendo resultados pela fidelização através da WEB
Atrair o público alvo para um site é um dos grandes desafios para quem é profissional WEB.
O que se tem em mente, normalmente, é que a divulgação através de sites de busca e outros meios é o caminho para o resultado. Porém, a enorme quantidade de sites na WEB e as dificuldades de pesquisa nos sites de busca, agravam o problema de divulgação, fazendo com que as empresas menos avisadas recorram às listas de e-mails e caiam na rede dos Spammers.
Não que os sites de busca não produzam resultado. Tanto é que há uma briga de gigantes pelo domínio deste mercado na WEB. O que acontece é que não é tão simples a definição e gerenciamento de campanhas na WEB, fazendo com que muitos desistam desta tarefa e abandonem o barco.
O que queremos levar em conta é que podemos encarar o desenvolvimento de um site não só como ferramenta de divulgação para clientes novos, mas também para fidelização de clientes atuais.
Você já pensou quanto custa conquistar um cliente e quantas vezes mais caro é reconquistá-lo? Um bom projeto de site pode ajudar nesta manutenção de clientes a custos bem menores do que se imagina.
Como, então utilizar um site para fidelizar clientes?
É necessário analisar-se em primeiro lugar o objetivo do site e depois disso, quantificá-lo, ou seja, definir-se claramente onde e quando quer se chegar.
Se você já tem um site, o segundo passo é avaliar a quantas ele anda. Os seus clientes conhecem o seu site? Eles o utilizam freqüentemente? O conteúdo anima-o a voltar? Você já conhece o seu número de acessos ?
Há ferramentas que contribuem neste processo de análise. Os hospedeiros de sites normalmente fornecem bons relatórios estatísticos que ajudam na verificação dos seus acessos. Você pode obter informações importantes como: que buscadores foram ao seu site, que palavras-chave foram mais utilizadas para encontrá-lo, quantos clientes voltaram ao seu site e quanto tempo permaneceram navegando nas páginas, quais páginas mais visitadas , etc. Você deve semre utilizar-se desta ferramenta para o gerenciamento do seu site.
Alguns fatores contribuem para a geração de tráfego nos sites: conteúdo atualizado e relevante, visual atraente e renovado constantemente, informações sobre a sua área de atuação, navegação e estrutura de informações adequada, com textos simples e diretos; manutenção atualizada de produtos e serviços, hospedagem com respostas rápidas, todos estes importantes para manter seu cliente cativo.
Mantenha o seu cliente buscando novidades em seu site continuamente. Faça promoções e peça para ele se inscrever no site. Divulgue eventos e oportunidades e faça ele saber mais através de páginas atraentes. Faça o cliente ver o seu site como uma fonte de informações e de relacionamento com sua empresa.
Clientes satisfeitos geram novos negócios. Pense em atrair e manter e não em atrair somente.
Não se esqueça: O melhor vendedor de sua empresa é o seu cliente. Clientes satisfeitos, geram novos clientes.
Renato Kroger
Diretor da divisão internet da Elogos Comunicação – www.elogos.com.br