As escavações promovidas na rua Dom Pedro II, dentro da primeira etapa do projeto de Revitalização do Centro Histórico de Guarulhos, iniciada no dia 19 de março, encontraram nesta sexta-feira (4) indícios do que pode ser a base da estrutura da antiga igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Fundada em 21 de março de 1750, a construção era utilizada pelos escravos e foi demolida entre 1925 e 1930.
Segundo a arquiteta da Secretaria de Transportes e Trânsito, Marli Araújo, antes do início das obras já havia a expectativa de encontrar no local vestígios do passado e, inclusive, esqueletos já que também funcionava ali um cemitério. “Estipulamos com a empresa que está executando o projeto que seria elaborado um relatório arqueológico sobre as escavações”, informou.
Quanto a material encontrado, ela declarou que haverá um monitoramento e a intenção é fazer com que esse achado seja exposto aos transeuntes que irão circular pelo futuro calçadão. Uma das idéias, segundo Marli, é cobrir o local com um material transparente. “Estamos promovendo um resgate histórico e provando que Guarulhos tem história sim”, garantiu.
Modernização – A modernização da rua Dom Pedro II está orçada em R$ 8,5 milhões e deverá ser concluída até outubro. Trechos das ruas Cerqueira César, Felício Marcondes, São Vicente de Paula, Sete de Setembro e Luiz Gama também serão contemplados nas próximas etapas, totalizando em R$ 11 milhões o custo total do projeto.
As mudanças prevêem calçadas no mesmo nível da rua, revestidas com pisos intertravados. A arquitetura local ganhará notoriedade com o processo de aterramento de todo tipo de fiação (telefonia, energia elétrica, TV a cabo), além de ampla reforma do sistema de captação de água e esgoto e ligação de gás encanado.