Obras na Dom Pedro II encontram vestígios de antiga igreja
As escavações promovidas na rua Dom Pedro II, dentro da primeira etapa do projeto de Revitalização do Centro Histórico de Guarulhos, iniciada no dia 19 de março, encontraram nesta sexta-feira (4) indícios do que pode ser a base da estrutura da antiga igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Fundada em 21 de março de 1750, a construção era utilizada pelos escravos e foi demolida entre 1925 e 1930.
Segundo a arquiteta da Secretaria de Transportes e Trânsito, Marli Araújo, antes do início das obras já havia a expectativa de encontrar no local vestígios do passado e, inclusive, esqueletos já que também funcionava ali um cemitério. “Estipulamos com a empresa que está executando o projeto que seria elaborado um relatório arqueológico sobre as escavações”, informou.
Quanto a material encontrado, ela declarou que haverá um monitoramento e a intenção é fazer com que esse achado seja exposto aos transeuntes que irão circular pelo futuro calçadão. Uma das idéias, segundo Marli, é cobrir o local com um material transparente. “Estamos promovendo um resgate histórico e provando que Guarulhos tem história sim”, garantiu.
Modernização – A modernização da rua Dom Pedro II está orçada em R$ 8,5 milhões e deverá ser concluída até outubro. Trechos das ruas Cerqueira César, Felício Marcondes, São Vicente de Paula, Sete de Setembro e Luiz Gama também serão contemplados nas próximas etapas, totalizando em R$ 11 milhões o custo total do projeto.
As mudanças prevêem calçadas no mesmo nível da rua, revestidas com pisos intertravados. A arquitetura local ganhará notoriedade com o processo de aterramento de todo tipo de fiação (telefonia, energia elétrica, TV a cabo), além de ampla reforma do sistema de captação de água e esgoto e ligação de gás encanado.