ACE-Guarulhos

O que a sua omelete tem de especial?

Responda sem pensar: O que te lembra bandeiras vermelhas? Provavelmente alguma coisa do tipo: Movimento dos Sem Terra, manifestações populares, greves, esquerdistas radicais. Agora, o que te lembra a palavra Lula? Posso arriscar a dizer que termos como Renovação, Mudanças ou Esperança devam vir à mente. Até algum tempo atrás, bandeiras vermelhas e Lula representavam a mesma coisa, e, para uma boa parcela da população, a imagem que representavam não era das mais positivas.

Este talvez seja o exemplo recente mais bem sucedido de reconstrução de uma imagem, um trabalho excelente dos ?marketeiros? do PT que desenvolveram uma imagem bem diferente do Lula e que culminou com a sua chegada ao poder.

E a sua empresa? Que imagem ela passa aos seus clientes? Qual é a primeira coisa que passa na cabeça das pessoas ao ouvir o nome de sua empresa, ao ver o seu logotipo ou seu produto? Sua imagem está bem construída? Você tem uma marca forte?

Dando continuidade à série de artigos que venho escrevendo sobre o melhor do Expo Management 2002, chega agora a vez de Scott Bedbury, um especialista em marcas, responsável por grandes sucessos como a Nike e o Starbucks Cafe. Bedbury deu sua receita de desenvolvimento de marcas em três lições:

1) Compreenda e lute pelo código genético da sua marca. Toda marca possui um conjunto de valores essenciais que determinam como a empresa vai pensar, se comportar e adaptar-se às mudanças. Para Bedbury, o DNA de uma marca reflete algo poderoso, eterno, bem maior do que o próprio produto que ela represena. Que valores você pretende passar com a sua marca? Honestidade, integridade, qualidade, rapidez, diversão, bem estar, segurança, poder? Verifique com seus funcionários, parceiros, clientes e não-clientes, qual é a imagem que eles fazem da empresa ou produto. Veja se há discrepâncias com relação ao que você quer transmitir em termos de valores.

2) Crie laços duradouros com seus clientes, que transcendam grandes produtos e serviços. Demonstre aos seus clientes que seu produto ou serviço pode atender suas necessidades físicas e emocionais. Bedbury acredita que a melhor forma de fazer isso é atender ou exceder continuamente as expectativas do consumidor com relação à marca. Ele cita como exemplo a campanha ?Just do it? da Nike, que criou laços emocionais com uma parcela sempre crescente de consumidores ao atender uma necessidade de se tomar uma atitude, qualquer que seja ela. Não importam as consequências, apenas faça o que tem que ser feito, ?Just do it?!

3) Adquira habilidades ?experienciais?. No marketing experiencial, o consumidor ?experimenta? sensações propiciadas pelo seu serviço ou produto. Se você vai à uma loja da Starbucks, você não vai apenas tomar um café. Você vivencia a experiência de aproveitar um momento só seu, com tranquilidade para ler um jornal ou cultivar relações sociais. Sair por alguns momentos do stress do dia-a-dia do trabalho e aproveitar para ficar a sós com seus pensamentos.

Um sorriso, um detalhe, uma decoração planejada, a localização, os serviços agregados, uma embalagem, um gesto, uma atitude, qualquer coisa pode influenciar positiva ou negativamente a sua marca e o seu impacto sobre a imagem formada na cabeça do cliente. Atente-se a cada detalhe perceptível e siga estas três lições e você verá a preferência pelo seu produto ou serviço aumentar significativamente.

Era uma vez, num país distante, um rei que ofereceu um prêmio milionário àquele, dentre os melhores cozinheiros da cidade, que pudesse preparar uma omelete igual à que ele provara há muitos anos, quando foi socorrido por uma senhora durante uma guerra. Após muitas degustações e várias tentativas, nenhum cozinheiro conseguiu tal feito, até que chegou um deles e confessou ao rei: ?Senhor, a omelete que buscas jamais será obtida. Nenhum ingrediente terá o sabor do medo que vossa excelência viveu naquela hora, nenhum tempero será tão eficiente quanto à fome de dias perdido na floresta, nenhuma forma de preparo se igualaria à acolhida da velha senhora que praticamente salvou vossa vida. Nenhuma receita daria a mesma satisfação que a alegria por estar vivo. Assim meu soberano, podes pedir a todos os cozinheiros deste mundo, mas aquela omelete foi e será sempre inigualável e única?. Só então o rei percebeu que muitos outros fatores contribuíram para dar um valor especial àquela omelete, e, agradecido, ofereceu o prêmio ao brilhante cozinheiro.

Construa, através de valores, sensações e experiências, uma marca forte para sua omelete.

Sair da versão mobile