ACE-Guarulhos

O Líder não tem ?sorte?

Muitas das coisas que o Sr. Deepak Chopra falou na palestra que abriu o Expo Management 2002 em São Paulo estão um pouco além da compreensão da cultura ocidental e dificilmente podem ser explicadas nas poucas palavras que dedico à esta coluna. Faço, então, a transcrição de uma parte da sua apresentação que trata de alguns aspectos da Liderança (L.E.A.D.E.R.S.):

Look and Listen (Ver e ouvir) – O Líder é um grande observador, tem grande percepção do ambiente à sua volta, sabe analisar, pensar, estabelecer conexões entre os fatos. Mais do que simplesmente escutar, ele sabe ouvir, usando de todos os seus sentidos para captar o máximo da interpretação que seu interlocutor quer passar.

Empower (Delegar poder) – Para Chopra, o Líder sabe delegar poder a si e à sua equipe, ele é auto-referente, ou seja, independe da boa ou má opinião alheia, mas ao mesmo tempo é receptivo a um feedback honesto. Uma pessoa auto-referente é mais focada no processo do que no resultado, para ele o bom resultado é mera consequência de um processo bem executado. Sua forma de delegar poder não é pela imposição ou pelo exercício da autoridade, ele delega de forma participativa, integrando sua equipe nos processos e permitindo que a equipe se sinta à vontade em assumir as atribuições.

Awareness (Consciência) – É a medida da consciência do nosso posicionamento em termos de contextos, relacionamentos, temas arquétipicos de nossa cultura. Leva em consideração a descoberta dos nossos objetivos e metas neste sistema, assim como as razões que nos levam a buscá-los. A consciência é que orienta e dirige nossas ações para onde queremos ou devemos ir.

Do (Fazer) – Ação, ação e ação. Os Líderes são voltados para a ação, são modelos para a ação, são focados para a ação. Não esperam, realizam. Não sucumbem, persistem. Estabelecem metas inteligentes. São envolvidos pelo entusiasmo de seus desafios, de suas conquistas e realizações. E são, acima de tudo, coerentes com o que dizem, habitualmente fazem o que pregam.

Expanded Consciousness (Consciência expandida) – Chopra acredita que o líder compreende muito bem como funciona a hierarquia das necessidades, tema sobre o qual se deteve por um bom tempo. A consciência expandida é determinada pelo conceito de si, uma estrutura referencial que permite a delimitação do ?eu? em cada contexto que permeia a vida do indivíduo. É também influenciada fortemente por suas crenças, valores e memórias, construídas ao longo de suas experiências e vivências.

Responsibility (Responsabilidade) – Trata da capacidade do Líder de assumir riscos calculados, assumir iniciativas e as conseqüências decorrentes. Seu senso de responsabilidade não o impede de ser ousado, arrojado e determinado, mas ele sempre sabe onde pisa. Possui valores pessoais muito fortes e arraigados que norteiam suas ações e decisões. Muitos possuem caráter íntegro e são defensores da verdade.

Synchronization (Sincronicidade) – Esta é a característica mais vanguardista de um Líder, segundo Chopra. É um misterioso ingrediente do inconsciente usado pelos grandes líderes. Uma capacidade única de ir além dos resultados previstos, de superar-se e chegar a um plano mais elevado do que os demais. Trata-se da habilidade de se criar boa sorte. Para Chopra, a sorte não é determinada de forma casuística, mas sim através de um misto de preparo e alerta com oportunidade. O que é, para alguns, determinado por Deus ou pelo destino, para outros significa simplesmente estar no lugar certo, na hora certa. Um atributo único que reúne inúmeras variáveis, aparentemente desconexas entre si, o que ele chama de hierarquia emaranhada, que envolve todas as atividades em que o líder se encontra e de onde emerge, de forma natural, espontânea e inconsciente, elementos que inspiram o líder a mover-se em direção a uma situação que o favorece de alguma forma, e que os demais explicam com a simplista expressão: ?É um sujeito de sorte!?.

Sair da versão mobile