Número de roubos diminuirá na cidade este semestre, afirma comando da PM
Na última quinta-feira, 6, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgou dados referentes ao número de roubos em Guarulhos, que nos primeiros seis meses deste ano, em relação com o mesmo período de 2008, cresceu 32,4%. No entanto, para o comandante geral da Polícia Militar (PM) da cidade, coronel Wagner César Gomes de Oliveira, do CPA-M7 (Policiamento de Área Metropolitano-7), ações intensivas de segurança já estão sendo feitas e que os índices para este semestre já estão em queda.
O comandante informou que através de um estudo elaborado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), entre janeiro de 2002 e abril deste ano, que apontou, em tempos de crise econômica mundial, uma igualdade gráfica entre os números de desemprego, taxa de devolução de cheques e roubos na cidade. “Houve uma oscilação conjunta entre esses três índices, o que nos leva a crer que, em alguns casos, a perda do emprego, resulta na inadimplência bancária, fazendo com o indivíduo se aventure na prática de delitos”, constata Wagner César. Ele revelou também, que a PM fez um mapeamento das áreas mais problemáticas e vulneráveis da cidade, na questão de segurança. “Em regiões onde há grande movimento de pessoas e veículos, como nas avenidas Paulo Faccini, Tiradentes e Guarulhos, remanejamos viaturas de outros batalhões da PM, de modo a inibir a ação dos bandidos, deixando a população mais segura”.
De acordo com as estatísticas da SSP, entre os meses de janeiro a junho do ano passado, foram registradas na cidade 2.672 ocorrências de roubo. Em 2009, subiu para 3.539. “Em 70% dos casos de roubo, as ocorrências se concentram no período noturno e vespertino e sempre com dois indivíduos na abordagem sobre as vítimas”, revela o coronel. Entretanto, ele ressalta a atenção por parte da população. “As pessoas devem se atentar e não facilitar, pois os assaltantes agem no momento de distração do sujeito”.
Ações – O comandante mencionou ainda outras medidas que já estão sendo tomadas por parte da PM, entre elas destacam-se: Operação Melhor Idade, que visa intensificar o policiamento nas regiões bancárias para prevenir e reprimir ocorrências de roubos e furtos a pessoas idosas; Blitz ostensivas nos trechos com maior índice de ações criminosas, de modo a encontrar armas, drogas, além da captura de foragidos da Justiça entre outros delitos. Segundo ele, graças às operações, resultados positivos já estão sendo colhidos. “No mês passado, houve uma queda significante nas ocorrências e acreditamos que até o fim deste trimestre, os índices abaixarão ainda mais”, garante o coronel Wagner César.