Núcleo de RH do Projeto Empreender mostra seus resultados
O vídeo institucional reunirá cases de sucesso de 10 cidades do Estado
Empresários participantes do Núcleo de Recursos Humanos do Projeto Empreender acompanharam, em 5 de setembro, as gravações de um vídeo institucional que reunirá os grupos que vêm apresentando resultados positivos desde aimplantação em 27 de fevereiro de 2003. Além de Guarulhos outras nove cidades do Estado de São Paulo irão participar relatando o trabalho desenvolvido até agora.
A Gravação aconteceu na sala de treinamento na sede da ACE-Guarulhos com Vander Morales, da agência Good Service, representando o núcleo. Morales falou sobre a importância da implantação do projeto no segmento de agências de emprego e relatou alguns resultados positivos já obtidos pelo grupo desde o início das reuniões.
Ele ressaltou que a iniciativa viabilizada pela ACE-Guarulhos (Associação Comercial e Empresarial) surgiu como solução diante da crise vivida pelos empresários do segmento local. “Antes da implantação do projeto, a crise gerada por altos juros, pela falta de recursos financeiros e de soluções efetivas, muitas vezes, levou empresários a praticar preços abaixo do mercado. Na verdade estavam caminhando para um suicídio coletivo. O projeto fez a auto-estima do empresariado aumentar”, comemora ele. Os empresários, por falta de idéias e novas soluções enxergavam seus concorrentes como inimigos e não somente como concorrentes. “Não havia diálogo entre eles”, diz Morales.
As reuniões semanais do grupo fizeram com que fossem criadas alternativas como praticar ações compartilhadas, negociações fossem realizadas em conjunto com comprometimento e mais segurança gerando resultados surpreendentes.O grupo começou com 4 empresas do segmentode Recursos Humanos e, hojejá conta com 16 que empregam 187funcionários diretos.Morales acrescenta que os resultados deram tão certo que o núcleo já levou essa experiência para outras cidades do país.
O presidente da Associação Comercial, Decio Pompêo Junior, diz que esta é uma conquista obtida visando o desenvolvimento do empresariado guarulhense. Ele parabeniza a todos os envolvidos que se dedicaram para o crescimento e a produção dos resultados positivos do projeto.
Associativismo – Trabalhar em parceria. Esta é a alternativa mais viável e que tem apresentado soluções num momento de crise vivido por todos os segmentos do mercado. É dessa forma que o Projeto Empreender, lançado pelo Sebrae e pela CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil), vem trabalhando em várias cidades do país.
O Gerente Regional do Sebrae, Alessandro Paes dos Reis diz que o associativismo é uma grande arma para o crescimento dos micro epequenos empresários. A iniciativa da ACE-Guarulhos, juntamente com o Sebrae e, também a criação do Comitê Gestor demonstra a sinergia e o profissionalismo com que o projeto está sendo levado adiante. “Hoje ninguém faz mais nada sozinho”, finaliza Reis. Maurici Dias Gomes, Executivo do Projeto, garante que “a escolha de Guarulhos para integrar os principais cases de sucesso numuniverso de 120 municípios no Estado, demonstra o quanto o projeto evoluiu, enaltecendo o trabalho e engajamento dos próprios empresários. Quando participamos do lançamento oficial do Projeto, emmeados de julho do ano passado, acreditamos que através de um trabalhofeito com determinação e muita seriedade, juntamente com os demaisparceiros, obteríamos sucesso quando implantássemos em nossa cidade”.
Outros grupos já estão trabalhando em nosso município: de Farmácias, Depósitos de Materiais de Construção, Açougues e de Agências de Turismo. Wagner Salgado Antico, consultor do Projeto Empreender em Guarulhos diz que a participação de nossa cidade neste trabalho demonstra que iniciativas desse nível podem proporcionar um ótimo resultado para o engajamento e a superação de um momento difícil vivenciado pelo empresariado local. “Num período de escassez de recursos financeiros, de falta de soluções viáveis e de diálogo entre os empresários, o que acabou resultando em isolamento, o Projeto Empreender veio para que os empresários continuem disputando espaços, porém, buscando juntos alternativas viáveis de uma forma ética, respeitando o próprio segmento”, afirma o consultor.