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NFCe SP: para que serve e como emitir?

NFCe SP

Muitas pessoas ainda tem dúvidas a respeito da NFCe SP, para que ela serve e qual o jeito correto de emitir. Todo mundo que tem o seu negócio ou optou pelo caminho do empreendedorismo deve saber como ela funciona, neste artigo vamos te explicar melhor alguns detalhes sobre a NFCe SP e como utilizá-la na sua empresa.

 

O que é NFCe SP?

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, também conhecida como NFCe SP, é um documento eletrônico que existe apenas no ambiente digital e funciona como um substituto para a nota fiscal comum. Para ser mais específico este tipo de nota substitui as notas fiscais de venda ao consumidor modelo 2 e o cupom fiscal emitido por ECF.

O documento digital oferece vantagens para o Fisco, para a sociedade e inclusive para as empresas. Entre essas vantagens estão: a dispensa de homologação do software e do uso de impressoras, a redução significativa do uso de papel, a dispensa de um interventor técnico, o uso de novas tecnologias móveis, entre outros tantos pontos positivos.

Com o uso da tecnologia, a NFCe SP realiza a transmissão em tempo real dos documentos fiscais do contribuinte para as respectivas Secretarias de Fazenda dos estados. Além de facilitar o processo, o documento lança mão de tecnologias móveis como smartphones e tablets, fornecendo mais agilidade e simplificando ainda mais a emissão das notas.

 

Quais empresas devem utilizá-la?

O cronograma de obrigatoriedade de implementação da NFCe teve uma aplicação específica para cada estado. Com relação ao estado de São Paulo, os contribuintes que já eram obrigados a realizar a emissão do CF-e SAT e optaram por realizar a substituição do documento pela NFCe receberam as seguintes diretrizes para o processo de implementação:

Vale ressaltar a importância do contribuinte possuir um SAT ativo para situações de contingência, já que o Sefaz-SP não permite a contingência offline da NFCe SP. Consulte a Legislação referente à NFCe SP.

 

Como emitir a NFCe?

Para realizar a emissão da NFCe SP o contribuinte deve primeiro realizar o credenciamento como emitente junto à Sefaz-SP e contratar um software emissor, já que o emissor gratuito não atende às necessidades do varejo. Além disso, é preciso também estar com a inscrição estadual regularizada e possuir um certificado digital no padrão exigido, ICP-Brasil com o CNPJ da empresa.

Essas foram algumas orientações para que você consiga manter a sua empresa atualizada e em dia com as obrigatoriedades fiscais. Se você gostou desse texto, leia também o nosso artigo sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

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