ACE-Guarulhos

Negócios com Internet Banking dobram

O aumento da segurança nas transações eletrônicas, proporcionado pela melhoria nos recursos tecnológicos, acabaram gerando uma grande alteração na forma que as instituições financeiras consquistam e fidelizam seus clientes.

De acordo com levantamento realizado pela Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), o uso intensivo das ferramentas de TI possibilitou a automatização integral de 72,6% das transações bancárias, o que permitiu o crescimento em 121,86% das operações realizadas através dos serviços de Internet Banking. Em 2001, foram efetuadas mais de 820,4 milhões de operações bancárias via Web, contra cerca de 369,8 milhões de transações feitas no ano 2000.

O número de usuários cresceu 56,63%, sendo que, no ano passado, cerca de 13 milhões de correntistas se conectaram à Web para a realização de suas transações bancárias, contra os 8,3 milhões registrados no ano 2000.

Além disso,o percentual de operações bancárias através de Internet Banking passou de 2,25% em 2000, para 4,15% em 2001, em uma gama de serviços que inclui, entre outras transações, débitos automáticos de contas, crédito de salários e cobrança de tarifas.

Segundo o presidente da Associação de Mídia Interativa, Antonio Rosa Neto, existem cerca de 23 milhões de internautas no Brasil, o que significa que aproximadamente 57% dessas pessoas utilizam tal categoria de serviços.

“Não é por menos que muitos bancos adotaram a Internet como a vedete de suas campanhas publicitárias, demonstrando serviços que podem ser consultados via computador ou até mesmo telefone celular, graças às tecnologias WAAP e Mensager”, acrescenta Rosa Neto.

Sair da versão mobile