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Natal à vista. E o consumidor começa a fazer suas compras

Guarulhos, 07 de dezembro de 2004

A proximidade do Natal começa a aquecer o movimento do varejo nos shoppings e nas ruas. No primeiro fim de semana de dezembro já houve um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com sondagem realizada pela Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop). Os produtos com maior procura foram os eletroeletrônicos, telefones celulares, DVDs, câmeras digitais e, como sempre, brinquedos.

A Alshop estima que neste final de ano haverá uma elevação nominal de vendas entre 12% e 15% em relação ao ano passado.

Para o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, um bom desempenho do setor neste mês de dezembro pode se refletir positivamente sobre o início de 2005, pois a economia começará o período em ritmo mais acelerado. Há indicadores, na sua opinião, apontando nesta direção. Caso o Produto Interno Bruto (PIB) consiga atingir uma variação entre 4% e 5%, as vendas dos shoppings devem crescer cerca de 15%.

Reação – Sahyoun também destacou que, desde abril, o varejo de shoppings mostra reação, junto com diversos setores econômicos, e recebeu forte impulso do inverno rigoroso no Centro-Sul, que não ocorria havia pelo menos dois anos.

A ligeira recuperação do emprego e da renda em 2004, além do esforço do consumidor para limpar o nome, apontam para uma maior liquidez na economia neste fim de ano. Esses recursos, na opinião de Sahyon, podem ser canalizados para o consumo e não para o pagamento de dívida, como no ano passado.

As estimativas positivas da Alshop se comprovam nos números de cada shopping. No último final de semana, o complexo do shopping Interlagos, zona Sul de São Paulo, por exemplo, recebeu 218 mil pessoas, 8% mais do que no mesmo período de 2003.

O aumento do público no local se refletiu nas vendas, que cresceram 5% na comparação com o ano passado. Mais uma vez, os produtos eletrônicos e os celulares são os maiores destaques. Os itens de vestuário também devem ficar entre os mais procurados.

Por todo o País – O bom desempenho não se restringe só a São Paulo, mas contagia outros estados do País. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) projeta um aumento de 19% das vendas neste Natal em todo o território nacional, em relação ao mesmo período de 2003. Para o fechamento do ano, a projeção é de aumento de 16% nos negócios.

A estimativa se baseia na facilidade de crédito oferecida pelas grandes empresas de varejo, mais uma vez puxadas por produtos eletroeletrônicos e celulares, mesmo com o aumento das taxas de juros.

O assessor de Comunicação da entidade, Fernando Paulino, disse que o Natal será “muito bom” para o setor, tendência que vinha se confirmando ao longo do ano. O crescimento, segundo ele, também favorecerá o Rio, que é a segunda cidade do País em número de shopping. “No caso do Rio de Janeiro, a expectativa de vendas é de R$ 770 milhões no Natal e o ano deve fechar em R$ 5 bilhões”, afirma.

O Barra Shopping, um dos maiores da capital fluminense, estima um aumento de vendas entre 15% e 20%. Já a Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara) prevê um crescimento de 30% nos negócios.