Quando vão ao supermercado, as mulheres costumam gastar, em média, cerca de 32% a mais do que os homens. Ao mesmo tempo, entre elas, o erro de previsão no valor da compra é de apenas 2,6%, “revelando que as mulheres são consumidoras mais atentas e conscientes do que os homens”.
A conclusão é da pesquisa intitulada “Compra por Impulso nos Supermercados”, que será divulgada hoje pelo professor João Paulo Lara de Siqueira, coordenador da área de pesquisas do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP).
Entre outras conclusões, o levantamento realizado pelo Provar apontou também que cerca de 40% das pessoas lembram de itens que precisavam ao vê-los nas prateleiras.
Além disso, 37% dos consumidores consultados não costumam preparar lista quando vão fazer suas compras nos supermercados, enquanto o mesmo percentual acaba comprando mais do que o planejado.
De acordo com a pesquisa, apenas 20% dos entrevistados preparam habitualmente listas de compra antes de ir ao supermercado.
A pesquisa do Provar foi realizada junto a 420 consumidores da cidade de São Paulo e será apresentada durante a 2ª Reunião do Conselho de Orientação do Provar 2002.
A programação também inclui uma palestra sobre O Sistema Financeiro e o Mecanismo das Taxas de Juros, com apresentação do professor José Roberto Securato, coordenador do Laboratório de Finanças e do curso Finanças Empresariais.