ACE-Guarulhos

Mulheres atraem a atenção das montadoras de carros

Em cada cem carros vendidos no Brasil, 37 são comprados por mulheres e 35 contam com a influência feminina na decisão da compra. De acordo com pesquisas de três grandes montadoras, Ford, Volkswagen e Renault, a influência feminina é superior a 70% do total de automóveis vendidos no país.

Segundo Antonio Megale, diretor de marketing da Renault, as mulheres compram 40% dos carros populares e 50% dos sedans.

De olho no público feminino, a Renault do Brasil e o O Boticário lançaram a série limitada Clio Sedan O Boticário. São 2,2 mil carros com acessórios adaptados às necessidades femininas.

O tecido de revestimento dos bancos não desfia roupas ou meias finas e o pára-sol do motorista ganhou espelho para retocar a maquiagem. Estas são algumas das adaptações do Clio Sedan O Boticário.

A iniciativa não é novidade entre as montadoras instaladas no País. Desde o ano passado a Ford do Brasil tem adaptado alguns modelos para as mulheres. Em novembro de 2001 foi a vez do Fiesta e do Ka. Em fevereiro deste ano, foi a Ranger Power Stroke que sofreu alterações, após constatar que 10% dos 18 mil sócios do Clupe do Picapeiro são mulheres. A embreagem ficou mais leve, o design mais charmoso, mas sem perder a robustez da pick-up.

As montadoras já perceberam que não é preciso desenvolver “o carro cor-de-rosa”, mas encontrar o equilíbrio entre as exigências dos consumidores de ambos os sexos.

Segundo Luiz Muraca, gerente de estratégia de marketing da Volkswagen do Brasil, embora considerem os carros “incrementados” como muito masculinos, as mulheres rejeitam veículos desenvolvidos especialmente para elas, como foi o Fusca Lady na década de 80. As pesquisas realizadas pelas montadoras revelam que as mulheres não querem um carro completamente feminino, somente alguns itens que proporcionem mais conforto e segurança ao dirigir.

Megale lembra que as adaptações feitas ao Clio Sedan RN para o público feminino não eliminam os homens como possíveis consumidores. De acordo com ele, as pesquisas mostram que em ambos os casos o consumidor dá mais valor à relação custo-benefício de cada veículo.

Clio Sedan O Boticário

O novo veículo de série limitada da Renault chega às concessionárias na segunda quinzena do mês, equipado com motor 1.0, de 16 válvulas.

O veículo dispõe do maior porta-malas da categoria, com 510 litros de capacidade. Com preço de R$ 20.990,00, o modelo já vem equipado com ar-condicionado e direção hidráulica.

O Boticário investiu R$ 1,5 milhão na parceria. A Renault não divulgou o valor do aporte.

Letícia Volponi

Sair da versão mobile