ACE-Guarulhos

Mudanças na Monteiro Lobato ocorrem no dia 26

A inauguração do Viaduto Cidade de Guarulhos prevista para o dia 2 de julho já vem causando fortes emoções, principalmente para os comerciantes da região central e do Macedo. Isto porque, o novo acesso do município implicará numa série de mudanças no trânsito, especialmente na avenida Monteiro Lobato. As alterações foram apresentadas na segunda-feira, 14, por técnicos da secretária de Trânsito e Transportes, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, e o que se viu foi o descontentamento dos empresários.


Comerciantes sugerem alteração no projeto da STT

De acordo com o que foi apresentado, a avenida Monteiro Lobato passará a ter sentido duplo de direção. No sentido bairro/centro, próximo a rua José Campanella, a via ganhará uma faixa exclusiva para ônibus e o transporte alternativo (Vans), fora do horário de pico será permitido o tráfego de veículos entre a rua José Campanella e avenida Papa Pio XII. Para permitir o acesso de automóveis a avenida Paulo Faccini, será permitido o tráfego de veículos por meio da rua do Rosário. Já o sentido centro/bairro, automóveis e o transporte coletivo poderão circular livremente.

Outra mudança anunciada foi na rua Francisco de Paulo Santana que passará a ter sentido único em direção ao centro. Os ônibus intermunicipais passarão apenas pelas avenidas Tancredo Neves e Antônio de Souza.

Todas as alterações (confira quadro abaixo) estão previstas para serem implementadas no dia 26 de junho, uma semana antes da inauguração do viaduto. Para não pegar a população de surpresa, os técnicos afirmaram que serão distribuídos panfletos educativos informando sobre as alterações. “A avenida Monteiro Lobato é uma via que todos transitam e era preciso implementar uma operação viária na região antes da inauguração do viaduto”, completou o secretário adjunto de Transporte e Trânsito, Celso Masson.

Novas alterações na região deverão ocorrer, segundo Fernando Fortes, diretor de projeto da STT. Segundo Fortes, com a desapropriação de uma loja de autopeças, os veículos que chegarem a cidade poderão acessar a avenida Monteiro Lobato. Para o técnico, os problemas no trânsito só serão resolvidos com a implementação de uma passagem de nível ligando o novo viaduto a avenida Paulo Faccini. “O que estamos fazendo é tentando viabilizar algo que não impactasse tanto no trânsito”, disse.

Para Felipe Gregório, diretor de trânsito da ACE, os comerciantes ainda sofrerão bastante. “A reunião foi proveitosa. Mesmo com as alternativas apresentadas o que percebemos é que o comércio da região será prejudicado”, falou.

Confira as principais mudanças no trânsito na cidade:

Sair da versão mobile