Notícias

MPEs contrataram mais em setembro

Guarulhos, 06 de novembro de 2002

As micro e pequenas empresas empregaram 0,5% a mais em setembro em relação a agosto. Embora seja uma variação pequena, é a primeira vez em 16 meses que o índice de emprego cresce no segmento. O dado consta da Pesquisa de Conjuntura das Micro e Pequenas Empresas (Pecompe) divulgadapelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em São Paulo.

O coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Bedê, identifica alguns indicadores positivos na evolução dos números deste ano, muito embora a previsão seja a de uma diminuição de 13% no faturamento anual em relação a 2001. É que, ao contrário do ano passado, os números mostram que o segundo semestre deve ser positivo em relação ao primeiro.

“Os efeitos da sazonalidade começam a aparecer novamente, com o primeiro semestre mais fraco e o segundo mais forte”, avalia Bedê. “Isso não ocorreu no ano passado.”

A Pecompe é feita mensalmente com uma amostra de 2.716 micro e pequenas empresas da indústria de transformação, do comércio e de serviços. São analisados o faturamento, o nível de ocupação e os salários.

A previsão dos pesquisadores é que o Natal deste ano motive um movimento 10% maior que no ano passado, considerado muito ruim para o segmento das MPEs. “No primeiro semestre chegamos ao nível mais baixo dos últimos anos”, diz Marco Aurélio Bedê. “Agora as coisas começaram a se distender, mas não serão suficientes para compensar o efeito negativo do primeiro semestre.”