Notícias

Motoristas de ônibus entram em greve

Guarulhos, 19 de maio de 2010

Apesar das tentativas e da proposta de aumento de 5,5%, o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários não chegou a um acordo com o setor patronal das empresas de ônibus e, por conta disso, a categoria decidiu entrar em greve a partir das 0h desta quarta-feira. A greve deve atingir as linhas municipais e intermunicipais.

A paralisação deve atingir aproximadamente 12 mil trabalhadores da categoria, entre motoristas, cobradores, mecânicos e outros, segundo estimativa do sindicato.

A categoria reivindica um reajuste de 14,1%, que seria referente à reposição da inflação (4,56%) somada ao aumento real (9,12%). Os outros itens da pauta referem-se ao aumento do vale-refeição para R$ 12, implantação de piso salarial único, fim da dupla função motorista-cobrador e do cargo ‘motorista-leve, profissional que exercia a função de cobrador e assumiu o cargo de motorista, porém com salário inferior.

Estes dois últimos itens estão entre as principais reivindicações dos motoristas. “Tivemos uma conversa hoje [ontem] com a bancada patronal e deixaram claro que não querem acabar com a dupla função”, afirmou o presidente do Sindicato, Maurício Brinquinho. “Na questão do motorista-leve, eles propuseram equiparar os salários em dois anos”, completou.

Com as propostas apresentadas, Brinquinho garante a paralisação. “Vamos atender o que a categoria pede. As negociações não evoluíram, não vemos outra saída”, disse.

De acordo com o presidente da entidade, a paralisação atingirá todo o sistema de Guarulhos e também em Arujá, tanto nas linhas municipais quanto nas intermunicipais.