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Montar estoque da loja pede atenção e planejamento

Guarulhos, 03 de janeiro de 2003

artePonto escolhido e documentação pronta. Tudo certo para a primeira compra da loja, para a montagem do estoque. A tarefa exige planejamento e atenção. “Cada tipo de comércio e produto tem suas características próprias de estocagem. Não é possível agir da mesma forma em todas as situações”, afirma Júlio Tadeu de Alencar, consultor especialista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de São Paulo.

Alencar explica que, antes de fazer a compra, o empreendedor deve responder a determinadas perguntas, entre elas: existe área suficiente para guardar as mercadorias? A demanda esperada de vendas? Quanto tempo leva para repor o estoque (isso vai depender do contato que se tem com os fornecedores. Se for bom, será fácil repô-lo). “E o mais importante: quanto custa mantê-lo?

O empresário tem de ter em mente que estoque é dinheiro”, lembra o consultor. Quanto ao espaço físico para o armazenamento, será preciso somar as áreas de exposição com as para guardar as mercadorias. Em muitas lojas, parte dos artigos disponíveis para a comercialização são colocados nas prateleiras, araras e bancas. “Manter o estoque na própria loja pode ser um boa estratégia, pois diminui os custos com locais para estocagem, facilita o controle, afinal é fácil ver se existe algum artigo em falta ou excesso”, afirma Alencar.

Nos mini-mercados a situação é um pouco diferente. O estoque principal fica longe da área de vendas, normalmente longe das vistas dos clientes. Isso implica um gasto maior com armazenagem. Ao planejar a loja, o dono tem de pensar num espaço para guardar as mercadorias estocadas. “Um sistema informatizado para controlar os produtos é essencial nesse caso”, diz Alencar. Outro ponto importante nos mercados é checar se o produto precisa de um clima certo, exposição ou não à luz solar. “É preciso tomar todas as atitudes que preservem as características de qualidade do produto”, diz Alencar. Manutenção – Segundo o consultor do Sebrae, a manutenção do estoque deve ser feita com base em alguns parâmetros calculados em função das previsões de vendas e do tempo de reposição dos produtos.

Estes parâmetros são: consumo médio de mercadoria, estoque mínimo de segurança – o empresário deve determinar um ponto onde começa a repor as mercadorias – classificação ABC dos produtos – para cada tipo de artigo deve-se dar uma importância diferente quanto a sua reposição. E por último, o tempo de reposição da mercadoria. Para fazer a manutenção, o ideal é usar sistemas informatizados. Os modelos não precisam ser complexos. “Em geral, têm de levar em consideração os dados históricos de vendas, o que existe atualmente nas prateleiras, disponível para venda e o que se espera vender no futuro”, afirma Alencar. É importante também que ele dê baixa no que foi vendido, informando se o número está próximo do limite determinado pelo empreendedor.

Cláudia Marques