Missão recomendará aprovação das contas do Brasil pelo FMI
O chefe da missão do FMI, Jorge Marquez-Ruarte, disse que vai recomendar a aprovação da terceira revisão do acordo pela diretoria do Fundo, que se reunirá em meados de junho. Segundo ele, a única mudança a ser introduzida no acordo diz respeito a medida para fortalecimento do mercado de capitais.
Marquez-Ruarte disse que a avaliação da missão foi “muito boa” e que o desempenho da economia brasileira, em especial das políticas fiscal e monetária, também são positivos. Por isso, ele recomendará a aprovação, o que permitirá o saque da quarta parcela do empréstimo de cerca de US$ 9,1 bilhões.
Ao sair da reunião de fechamento da revisão com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, Ruarte disse que não haverá alteração nas metas de desempenho firmadas no acordo. “Apenas uma pequena mudança para o desenvolvimento do mercado de capitais”. Ele não detalhou a questão, mas afirmou que se trata de medida que o governo brasileiro já está adotando.
Ruarte disse ainda que o FMI apóia a condução da política econômica brasileira e considera importantes e necessárias as reformas tributária e Previdenciária.