O tradicional desfile em celebração ao Dia da Independência, na Avenida Paulo Faccini, foi tenso. Um grupo que tentava protestar contra a crise financeira da Prefeitura foi impedido com truculência por militantes do PT. O empurra-empurra aconteceu na frente da tribuna de honra, reservada para as autoridades, onde estava o prefeito Sebastião Almeida, que assistiu a tudo.
Membros do grupo Guarulhos Livre distribuíam “santinhos” com uma charge do prefeito e os dizeres “Almeida, Cadê o Dinheiro?”, em alusão ao estado de falência que a segunda maior cidade do Estado se encontra, com contas atrasadas, sem investimento e desemprego em alta.
Os manifestantes levantaram uma faixa na frente da tribuna das autoridades, mas um grupo de apoiadores do governo tentou destruir o material por mais de uma vez. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Jorge Taiar, interveio e enfrentou a truculência do grupo. “Não vão levar. Não vão levar”, gritou enquanto segurava a faixa.
O vereador Guti também defendeu o direito de manifestação e chegou a ser ameaçado por pessoas que diziam ser da CUT. O parlamentar postou vídeo nas redes sociais em que o chefe de gabinete da Prefeitura, Hélio Arantes, do alto da tribuna, mostra o dedo médio supostamente para os manifestantes.
Houve ação rápida da Guarda Civil Municipal, o que evitou que o confronto tivesse consequências mais graves. “É um verdadeiro absurdo o que aconteceu. Isso só demonstra o quanto este governo está perdido. Nem ouvir a oposição eles sabem. O 7 de Setembro de 2015 ficará marcado como um dos mais tristes da história de Guarulhos”, desabafou Taiar.