Notícias

Miguel Choueri assume como novo superintendente da Infraero

Guarulhos, 19 de fevereiro de 2003

O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Carlos Wilson, empossou nesta terça-feira (18) Miguel Choueri como novo superintendente do Centro de Negócios Aeroportuários de São Paulo (CNSP). Ex-secretário de Administração de Guarulhos, Choueri irá substituir o coronel Itamar de Toledo Colaço, que ocupava o cargo desde agosto do ano passado. A solenidade contou com a presença do prefeito Elói Pietá (PT), de integrantes do governo municipal e de sindicalistas.

pmg

Com sede no Aeroporto de Cumbica, a CNSP conta com cerca de sete mil funcionários e abrange cinco aeroportos em São Paulo (Guarulhos, Congonhas, Campo de Marte, Campinas e São José dos Campos) e outros três em Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá), além de Grupamentos de Navegação Aérea (GNA´s) no sul de Minas Gerais.

Os principais investimentos da Infraero previstos para a região sudeste em 2003/04 são a ampliação dos aeroportos internacionais “André Franco Montoro”, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas, e a modernização do aeroporto internacional de Congonhas, em São Paulo. Mais de 25 milhões de passageiros são transportados anualmente nesses aeroportos.

Choueri pretende se reunir nesta semana com os gerentes e diretores do CNSP para traçar um diagnóstico dos projetos e diretrizes que serão implantados para aperfeiçoar a gestão administrativa da empresa. “Sei que existem problemas e dificuldades a serem enfrentados para aumentar a eficiência. Mas creio ter adquirido a experiência administrativa necessária para equacionar essas questões a curto prazo”, afirmou. Ele ainda informou que não existe previsão para o início das obras de construção da terceira pista do aeroporto em Guarulhos.

pmg

Para Elói Pietá, a posse de Choueri representa um grande marco tanto para a Infraero como para Guarulhos, pois ao longo desses anos o aeroporto representou um verdadeiro enclave dentro da cidade, sem que o município tivesse qualquer tipo de benefício com a sua presença. “De hoje em diante temos que estabelecer ações casadas, uma verdadeira parceria entre a cidade e a Infraero. Até agora o aeroporto estava dentro do município; temos que fazer o inverso e trazer o município para dentro do aeroporto”, ponderou.

Currículo

Funcionário público municipal aposentado, Miguel Choueri ingressou na Prefeitura de Guarulhos em 1972. Advogado sindicalista, participou como assessor jurídico da Secretaria do Bem-Estar Social do governo de Luiza Erundina, em São Paulo, entre 1990 e 1992 e foi o primeiro candidato a prefeito pelo PT em Guarulhos, em 1982. Ocupou o cargo de secretário de Governo e de Administração de Guarulhos no período de 2001 a 2003.