O projeto é válido para limites mínimos de R$ 2 mil e máximos de R$ 500 mil para a aquisição dos programas da Microsoft no País. Segundo informações da Microsoft, mais de 40% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras não possuem computadores em suas sedes. O financiamento será focado nas empresas com até 100 funcionários e deve começar a ser liberado nos próximos 15 dias. O acesso ao programa será feito através das revendedoras cadastradas da marca no País, para onde os empreendedores interessados devem se dirigir em busca de informações.
“O cadastro das empresas será feito nas revendedoras, que devem conferir os dados numa central de informações e imprimir o contrato de financiamento num prazo estimado de quatro horas”, explica o diretor financeiro da Microsoft no Brasil, Roberto Palmaka. Somente após essa etapa, seriam enviado documentos para a conclusão do processo, com o crédito liberado dentro de 30 dias. A operacionalização direta da liberação do crédito será feita pela financeira Finasa, com o suporte e orientação da rede Bradesco.
Segundo Palmaka, as micro, pequenas e médias empresas são hoje o segmento de maior potencial de expansão dos negócios da multinacional americana no País. “Os empreendedores demonstram muito interesse em investir em informatização”, afirma Palmaka.
Bradesco – Os R$ 100 milhões em financiamento a serem liberados pelo Bradesco e pela Microsoft devem ser aplicados num prazo de um ano. “O montante pode ser ampliado de acordo com a demanda das pequenas empresas por essa modalidade de crédito”, explica o vice-presidente do Bradesco, Décio Tenerello. Segundo Tenerello, 30% dos R$ 140,1 bilhões de ativos do banco estão nas mãos das micro e pequenas empresas.
Regras – Os critérios para o acesso ao crédito serão os mesmos adotados pelo Bradesco em suas linhas de financiamento. No caso dos softwares, somente pessoas jurídicas poderão ter acesso ao projeto. De acordo com o diretor geral da Microsoft no Brasil, Emílio Umeoka, o programa pode ter como impacto o acréscimo de R$ 100 milhões sobre os R$ 880 milhões de faturamento obtidos pela empresa em 2002. “A estratégia é abrir novas oportunidades de negócios entre os pequenos empresários brasileiros”, diz.
A Microsoft é líder mundial na produção de softwares. A subsidiária brasileira foi criada há 13 anos e possui 5 mil revendedores. A Microsoft do Brasil é a quarta do mundo em doação de software.
Isabela Barros