As micro e pequenas empresas brasileiras querem usar Portugal como a porta de entrada para a exportação de seus produtos para toda a Europa. Para isso, o Brasil vai intensificar os negócios com Portugal, buscando abrir novas frentes para exposição dos produtos de micro e pequenas empresas.
Uma das primeiras ações será a organização de uma feira, em Lisboa, com a participação de empresas brasileiras. A data ainda não está marcada, mas deverá acontecer até o fim deste ano.
A idéia foi apresentada recentemente pelo coordenador da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na Câmara dos Deputados, do Brasil, deputado Augusto Nardes (PP-RS), ao primeiro-ministro português, José Durão Barroso.
Segundo Nardes, o primeiro-ministro achou a proposta positiva, “porque quer entrosar mais as relações comerciais entre os dois países”. Para viabilizar a feira em Portugal, o deputado vai procurar o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para discutir a proposta de realização do evento. Segundo Nardes, a exposição contará também com o apoio das câmaras de comércio luso-brasileiro.
Para Nardes, um acordo entre os dois países para organizar a exposição poderá ser fechado ainda neste semestre pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem que deverá fazer a Portugal em julho.
O deputado brasileiro esteve em Portugal como integrante de uma missão oficial enviada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A viagem foi feita a convite do presidente da Comissão de Assuntos Europeus e de Política Externa da Assembléia da República de Portugal, Jaime Gama, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país. No ano passado, o Brasil exportou um total de US$ 15 bilhões para a União Européia. Destas vendas, Portugal comprou US$ 581,9 milhões.