O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, declarou que os governos do Uruguai e Paraguai concordaram em participar das negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), e para o acordo em bloco com a União Européia (UE).
A declaração foi dada após o encontro com os países que compõem o Mercosul. Além de definir os próximos passos do bloco no cenário internacional, o encontro também marcou a inauguração da Secretaria Técnica do Mercosul, sediada em Montevidéu, e o recebimento de propostas dos integrantes do Fórum Econômico e Social.
Com relação à Alca, foi definido que o Mercosul vai entregar as propostas para liberalização do comércio de bens industriais, agrícolas e de serviços (se der certo) no próximo dia 15/02, enquanto o envio de ofertas com relação às compras governamentais e investimentos foi adiada.
Para Celso Amorim, é importante que o Mercosul seja forte, já que essa é a única maneira das negociações com outros mercados serem vistas de igual para igual.