As expectativas do mercado para o índice de inflação em 2003 voltaram a subir na última semana, chegando a 11,44% na sexta-feira (31), nove dias depois do anúncio do aumento da Selic para 25,5%.
O levantamento Focus, que enfoca as projeções dos investidores e é divulgado semanalmente pelo Banco Central, indicava uma inflação de 11,34% pelo IPCA neste ano. Essa é a segunda vez após o aumento dos juros em que o mercado revisa para cima a previsão da inflação.
Com o aumento dos juros em 0,5 ponto percentual, o BC justificou que a medida era necessária para fazer com que as expectativas de inflação se voltassem para a nova meta ajustada de 2003. No entanto, as projeções não mostraram indícios de queda
Já as cinco instituições que mais acertaram as projeções de inflação de curto prazo (chamadas de Top 5 pela autoridade bancária), também aumentaram suas estimativas de inflação. Na última semana, a mediana das expectativas passou de 10,4% para 10,7%.
Para este ano, o governo espera fechar o ano com uma inflação de 8,5% pelo IPCA, e a meta em 2004 é chegar a uma inflação de 6,25%.