Notícias

Massa em segundo e Barrichello em sexto em Indianápolis

Guarulhos, 03 de julho de 2006

INDIANÁPOLIS, Estados Unidos – Na dobradinha da Ferrari, o piloto brasileiro Felipe Massa conquistou neste domingo o seu melhor resultado da carreira na Fórmula 1, ao terminar em segundo lugar no Grande Prêmio dos Estados Unidos. O alemão Michael Schumacher ficou em primeiro e conseguiu a sua terceira vitória na temporada e a quinta no Circuito de Indianápolis. A terceira posição ficou com o italiano Giancarlo Fisichella, da Renault.

Estadão.com.br

Na largada, Schumacher se preocupou em segurar Fisichella e abriu espaço para Felipe Massa assumir a liderança. Já Alonso saltou do quinto para o terceiro lugar. Enquanto isso, na disputa pelas últimas posições, oito carros se envolveram num grande acidente: Montoya bateu em Button e Raikkonen, o alemão Heidfeld, que vinha atrás, não conseguiu escapar e o seu carro capotou – Scott Speed, Montagny, Klien e Mark Webber também se envolveram na batida, que provocou a entrada do safety car.

De todos os acidentados, apenas Button tentou prosseguir a corrida, mas ele teve de abandonar a prova logo em seguida. Com a nova relargada, Schumacher segurou Alonso e deixou Felipe Massa escapar. Por sinal, a Renault do piloto espanhol não estava muito boa e na volta 14 ele acabou sendo ultrapassado pelo seu companheiro de equipe, o italiano Giancarlo Fisichella.

A alegria de Massa na liderança em Indianápolis só durou até a primeira parada nos boxes. Schumacher entrou para o pit stop na volta 29 e fez o reabastecimento em 8,2s. O brasileiro entrou na volta seguinte e marcou 7,5s. Mesmo assim, o alemão conseguiu voltar na frente e assumiu a liderança em Indianápolis.

Já o italiano Jarno Trulli acabou sendo o grande beneficiado da corrida. Largando na última posição (dos boxes e com o tanque cheio), o piloto da Toyota conseguiu escapar dos acidentes na largada e só foi parar na volta 39 – com isso, ele acabou subindo para a sétima posição, colado em Rubinho, que estava em sexto após o pit.

Em primeiro, Schumacher “forçou” o motor de sua Ferrari e abriu mais de sete segundos sobre Massa. Essa diferença foi suficiente para o alemão manter a liderança após a segunda parada nos boxes. Quem se deu mal foi Alonso, que depois do segundo pit stop acabou voltando na sexta posição – ele estava em quarto.

Com tranqüilidade, Schumacher cruzou a linha de chegada e garantiu a vitória. Massa acabou em segundo e garantiu a dobradinha da Ferrari. Essa foi a segunda vez que o brasileiro subiu ao pódio na carreira – ele havia terminado em terceiro no GP da Europa. Fisichella garantiu o terceiro lugar, enquanto Trulli, com apenas uma parada na prova, conquistou a quarta posição. Beneficiado pela quebra de Ralf Schumacher, Alonso ficou em quinto (essa foi a primeira vez que o espanhol conseguiu terminar uma prova nos Estados Unidos. No entanto, ele ficou de fora do pódio depois de 15 corridas). Já Rubinho ficou apenas em sexto.

Classificação do GP dos Estados Unidos após 73 voltas:

1.º Michael Schumacher (ALE/Ferrari) – em 1h34min35s199
2.º Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 7s984
3.º Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – a 16s595
4.º Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 23s604
5.º Fernando Alonso (ESP/Renault) – a 28s410
6.º Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 36s516
7.º David Coulthard (ESC/Red Bull) – a uma volta
8.º Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) – a uma volta
9.º Nico Rosberg (ALE/Williams) – a uma volta

Não completaram a prova:

Ralf Schumacher (ALE/Toyota)
Christijan Albers (HOL/Midland)
Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber)
Tiago Monteiro (POR/Midland)
Takuma Sato (JAP/Super Aguri)
Jenson Button (ING/Honda)
Kimi Raikkonen (FIN/McLaren)
Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
Juan Pablo Montoya (COL/McLaren)
Mark Webber (AUS/Williams)
Scott Speed (EUA/Toro Rosso)
Christian Klien (AUT/Red Bull)
Franck Montagny (FRA/Super Aguri)