Veja as alíneas mais comuns na devolução de cheques:
(11) – sem fundos – 1ª apresentação;
(12) – sem fundos – 2ª apresentação;
(13) – conta encerrada;
(14) – prática espúria;
(20) – devoluções de cheques cujas folhas em branco tenham sido roubadas, furtadas ou extraviadas depois de recebidas pelo correntista;
(21) – sustação do pagamento pelo emitente ou portador;
(22) – divergência ou insuficiência de assinagura;
(25) – cancelamento do talionário pelo Banco;
(28) – sustação por furto ou roubo;
(29) – cheque bloqueado por falta de confirmação do recebimento do talonário pelo correntista;
(31) – erro formal no preenchimento;
(35) – cheque fraudado, adulterado ou rasurado no preenchimento.
Obrigação do Banco:
Segundo o artigo 25 da resolução 1682, de 31/01/90 do Banco Central, o Banco Sacado é obrigado a fornecer, quando solicitado pelo portador de cheque devolvido pelos motivos 11 a 14, 21, 22 e 31, todas as informações que permitam a identificação e a localização do emitente. (veja acima o que significam as alíneas citadas).
Os cuidados no recebimento de cheques:
1 – Confira se o número do cheque no alto da folha é igual na tarja inferior como mostra a figura:
2 – Confira o cheque com o cartão do banco. Todos os dados devem ser os mesmos. Tem ocorrido com mais freqüência a adulteração do número da conta corrente. Ao conferir os dados do cheque com o do cartão, evita-se este tipo de fraude. Além disso, poderá se confirmar dados como nome, número da agência e conta corrente.
3 – Solicite o documento de identidade original, compare com o número constante no cheque, e anote dados como telefone e endereço em seu verso. Hoje os cheques trazem também a data de abertura da conta corrente, dado que também deve ser levado em consideração.
4 – Em caso de dúvida quanto ao telefone, faça uma ligação no mesmo momento para confirmar, peça telefone para referência (cuidado com celular), ou ainda, condicione a venda à compensação do cheque.
5 – Não aceite cheques de terceiros, ou pré-preenchidos, rasurados, e tampouco troque cheque por dinheiro.
6 – Se tiver dúvidas sobre o cheque já ter vindo preenchido ou não, solicite nova assinatura no verso do cheque.
7 – Veja se o cliente controla a emissão do cheque anotando no canhoto os dados. Se não anotar, desconfie.
8 – Verifique se o valor numérico confere com o extenso.
9 – Cuidado com cheques desbotados, com aparência de “velho”, pois pode ser de conta já encerrada.
10 – Consulte sempre a ACIG para ter acesso ao cadastro do Serviço Central de Proteção ao Cheque e ao Telecheque.
Acima de tudo, mostre respeito ao cliente. Explique o motivo dos cuidados que foram adotados, comentando os casos de fraudes ao cheque. A sinceridade é a melhor maneira de estreitarem-se os seus laços com o cliente.
Veja se ele quer fazer um cadastro para abreviar uma futura compra. Perde-se um pouco de tempo agora, mas ganha-se na confiança, e se souber usar, até em marketing.