ACE-Guarulhos

Mantendo viva a história da cidade

O jovem Massami Kishi desde os primeiros anos de atuação na cidade de Guarulhos já mostrava muito talento, seja como fotógrafo ou como carpinteiro. Ele ganhou do pai a sua primeira máquina fotográfica como presente de aniversário ao completar 21 anos. E desde então tem ajudado a manter viva a história do município.

Graças a sua lente, momentos políticos e sociais importantes para o destino da cidade ficaram registrados para a eternidade, a exemplo da posse de nosso primeiro prefeito eleito em 1953 e das comemorações ao quarto centenário de Guarulhos, em 1960. Contribuiu para os primeiros e mais importantes jornais locais: foi o primeiro repórter fotográfico do extinto Jornal de Guarulhos. Também trabalhou para a Gazeta Esportiva. São de sua autoria as fotos que ilustram o livro “Guarulhos: Cidade Símbolo”, de Adolfo Noronha.

Além da fotografia, Massami tem outras duas paixões: a marcenaria e a agricultura. Junto da família, que chegou aqui em 1936, foi o maior produtor de alfaces da região e também teve uma fábrica de móveis para odontologia.

Após constituir família com Luzia Padilha, com quem teve três filhos (Myrene, Myrna e Eduard), montou em 1967 a Foto Massami, cuja loja está localizada na rua Dr. Ramos de Azevedo – Centro, e fez da fotografia sua atividade principal. Parte de seu acervo fotográfico ficou exposto no hall de entrada durante o evento. Por sua brilhante atuação, ganhou os prêmios Troféu Guaru (1986); o 2º lugar em Concurso de Fotografia no Japão (1953) e o Título de Cidadão Guarulhense (em 1986). Em 1974, obteve do Ministério da Justiça o certificado de naturalização no Brasil. Enfim, Massami é o retrato fiel de quem faz do trabalho uma arte, sobressaindo-se pela paixão que imprime em tudo o que faz. E agora, próximo de completar 73 anos, recebe o troféu “Guarulhos é Você 2002”.

Sair da versão mobile