ACE-Guarulhos

Malha fina terá lote maior este mês

A Receita Federal deve liberar este mês um lote maior de restituições do Imposto de Renda retidas na malha fina referentes a 2002 (ano-base 2001). Isso porque, no mês passado, por problemas de processamento, o lote de 2002 da malha fina não foi liberado. Agora em julho, deve sair um lote maior para compensar, no dia 23. Já o segundo lote de 2003 está sendo preparado para as consultas possam ser feitas a partir do dia 9, quarta-feira.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que não haverá mais um calendário para liberação de declarações retidas na malha fina. O habitual até agora era que as declarações retidas fossem liberadas até o dia 15 de cada mês até junho. Como em junho começam as restituições do próprio ano, as da malha fina passavam a ser liberadas após o dia 20. Esse calendário está sendo abandonado.

Quanto às restituições de 2003, o segundo lote está confirmado para o dia 15. A Receita trabalha para liberar as consultas no dia 9, mas, se houver atraso, a operação pode sair até no dia 11.

Tanto para as restituições normais quanto para aquelas que ficaram na malha fina, o contribuinte que não solicitou crédito em conta corrente deverá agendar a transferência do dinheiro para o banco em que tem conta. Basta ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar gratuitamente para 0800-785678. Não há cobrança de taxa por esse serviço.

A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Depois disso, o dinheiro volta para a Receita, onde o contribuinte deverá solicitar o saque. Quem não concordar com o valor da restituição poderá recebê-la agora e reclamar a diferença posteriormente

Roberto do Nascimento

Sair da versão mobile