ACE-Guarulhos

Maioria dos pequenos já vendeu para o governo

Entre quatro setores da economia paulista analisados em pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em São Paulo, o do comércio é o único onde a maioria dos pequenos empresários já participou de licitações e vendas para o governo. Somando os 28% que participaram pelo menos uma vez com os 23% que participam regularmente, são 51%.

Esse índice supera o dos demais setores: na indústria a soma é de 42%; no setor de serviços, somente 21%, na agropecuária, 14%. A pesquisa do Sebrae, realizada em campo pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pela empresa Elmma Market Mirror Serviços, mostra as opiniões de cada setor sobre a virtual entrada em vigor da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

O setor de comércio exporta pouco. Somente 1% das pequenas empresas do segmento exporta regularmente, duas vezes menos que o setor industrial e quatro vezes menos que a agroindústria. Outras 9% das empresas de comércio vendem produtos ou prestam serviços para empresas que exportam, bem abaixo da média observada em São Paulo, 21%.

Sair da versão mobile