Diante da crise econômica, o brasileiro muda seu comportamento para manter conquistas. Contra os aumentos de preços e a diminuição de crédito e renda para consumir, a população usou uma arma que está ao alcance das mãos: o smartphone. O celular potencializou a capacidade de pesquisar e comparar do consumidor.
Uma pesquisa desenvolvida pela agência de publicidade Nova/sb comprovou que esse novo comportamento não é modismo: 92% dos entrevistados se tornaram mais racionais ao consumir; a maioria (49%) através de muita busca de opinião nos sites e aplicativos especializados.
São quatro os perfis encontrados pela pesquisa: os “Smart Buyers ou Consumidores Inteligentes” (49%), caracterizados pela grande habilidade de economizar e gerir o próprio dinheiro, é se sente menos afetado pela crise financeira que assola o país; os “Pé no Chão” (26%), também praticam o consumo racional, mas não abrem mão de uma certa dose de conveniência; o perfil “Sobrevivente” (17%) não está em posição de escolher muito – tem que reduzir o máximo de custos possível para não se endividar; e, por fim, o grupo “ostentação” (8%), que se caracteriza por dificuldades em abrir mão de gastos e do estilo de vida que tinha antes da crise financeira.
Foram entrevistados mais de 2600 pessoas em todo o Brasil, entre novembro de 2014 e novembro de 2015. Outra descoberta referente ao comportamento do brasileiro em relação ao período é que houve uma mudança brusca no sentido de contenção de gastos em 92% dos entrevistados em apenas um ano, revelando que, além de tudo, a população se mostra bastante flexível em termos de mudança de hábitos.