Mães deverão ganhar mais eletroportáteis
Muitas mães reclamam porque ganham, no dia delas, presentes que serão usufruidos pela família. Apesar disso, neste ano, a situação não será muito diferente. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
O presidente da entidade, Paulo Saab, afirma que os produtos “preferidos” pelos filhos serão liquidificadores, batedeiras e itens para cuidados pessoais, na linha de portáteis. Também estão na lista dos filhos os aparelhos de DVD, televisores e câmeras fotográficas digitais; além de refrigeradores, lavadoras automáticas e fornos de microondas. A indústria eletroeletrônica espera vender 7% mais neste ano em relação ao Dia das Mães de 2005.
“Vários fatores devem contribuir, nos diversos segmentos da população, para o maior volume de compras de eletroeletrônicos para presentear no Dia das Mães”, diz Saab. Segundo ele, a antecipação do aumento do salário mínimo, tradicionalmente reajustado em maio, estimulará a venda dos produtos.
O estudo da Eletros sobre o impacto da data para o setor destaca as vendas de geladeiras de até 300 litros. Os negócios com o produto costumam ser 5% acima da média anual em março e 2% maiores em abril, meses em que o varejo faz as encomendas para o Dia das Mães. “São artigos que facilitam a vida das mães. Neste ano, eles podem ter uma procura maior por parte dos consumidores da classe C, para aproveitar a ocasião e atender as necessidades do lar”, detalha o presidente da entidade.
Outro item cuja venda será favorecida pelo salário mínimo são os eletroportáteis. “As estatísticas mostram que esses produtos têm participação semelhante à do Natal porque são artigos de menor valor unitário e podem ser adquiridos à vista”, explica Saab.
Os consumidores das classes A e B serão atraídos pelos televisores de telas planas, plasma e cristal líquido (LCD), cujos preços, segundo Saab, vêm caindo. “Já estamos próximos da Copa do Mundo e muitas pessoas podem antecipar as compras que estavam programando para junho e agradar as mães”, diz.
Torcedoras – A rede de lojas Colombo resolveu unir as duas datas comemorativas – Dia das Mães e Copa do Mundo para faturar mais. A expectativa é de que as vendas de maio sejam 20% superiores em relação ao número registrado no mesmo mês de 2005. Em junho, a alta poderá chegar a 30% se comparada a junho de 2005 – o crescimento do terceiro bimestre será de 25%.
Para atrair os clientes, a rede vai investir quase R$ 9 milhões em campanhas. A Colombo apresenta sugestões de presentes com prestações a partir de R$ 9,90 ao mês. Vão de secadores de cabelo e celulares ao forno de microondas.