Notícias

Lula é o novo presidente do Brasil

Guarulhos, 28 de outubro de 2002

arteComeçou pontualmente às 22h40 da noite de domingo. Acompanhado da esposa, Marisa, do vice-presidente eleito, José Alencar, e de lideranças do PT, Luiz Inácio Lula da Silva fez seu primeiro pronunciamento como presidente eleito. Ele adentrou o auditório do Hotel Intercontinental fazendo o sinal de vitória e sorrindo de orelha a orelha. Começou elogiando a condução do processo democrático, citando tanto os eleitores quanto o TRE e o presidente Fernando Henrique Cardoso.

– Quero agradecer aos milhões e milhões de eleitores que votaram em mim e (no vice-presidente eleito) José de Alencar. E aos milhões e milhões que votaram no meu adversário, porque acho que essa atitude e esse comportamento é que consolidam a democracia no nosso país – disse Lula, complementando mais adiante. – Quero dizer a vocês que o Brasil está mudando em paz. E mais importante, a esperança venceu o medo. Hoje eu posso dizer para vocês que o Brasil votou sem medo de ser feliz – concluiu, fazendo referência a seu slogan.

Com 98,22% das urnas apuradas, Lula, já teve mais de 52 milhões de votos, alcançando 61,38% dos votos válidos, contra 38,62% de José Serra (PSDB). Lula foi declarado eleito pelo TSE com 85,07% das urnas apuradas.

Pouco antes do pronunciamento de Lula, Serra fizera seu pronunciamento à imprensa. As urnas falaram, a voz soberana dos eleitores decidiu que nos próximos quatro anos o Brasil será governado pelo meu adversário no segundo turno – disse Serra.

Lula confirmou que por volta das 12h fará um pronunciamento mais detalhado aos jornalistas, também no Hotel Intercontinental, Zona Sul de São Paulo, sobre a transição. No momento, ele está na festa dos militantes do PT na Avenida Paulista.