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Lojistas começam a trocar vitrines de inverno

Guarulhos, 17 de agosto de 2006

As vendas do comércio paulistano tiveram leve aquecimento na primeira semana de agosto. Depois de julho – um mês de férias e de calor fora de época, que resultou na retração de até 20% dos negócios -, o mercado voltou a dar sinais de melhora em torno de 15% para os lojistas da região da Rua Augusta.

Os comerciantes dessa via estão confiantes e esperam elevar o faturamento na próxima estação. Por lá, promoções e liquidações da coleção outono- inverno estão em alta. O consumidor pode comprar produtos com até 70% de desconto.

A gerente da loja Empório Calçados, Cleide Brogio, disse que o inverno deste ano não foi bom e deixou a desejar, pois o calor constante não estimulou os consumidores a gastar com botas e calçados mais pesados. No entanto, o Dia dos Pais ajudou a alavancar as vendas da loja, que, na primeira quinzena, foram 10% melhores, quando comparadas a igual período do ano passado. Segundo Cleide, o tíquete médio de cada cliente foi de R$ 80, com parcelamento de até três vezes.

Na loja, ainda é possível encontrar calçados, principalmente botas, pela metade do preço. “Vamos apostar na coleção primavera e verão, que deve chegar nas próximas semanas ou no começo de setembro”, ressaltou a gerente. Segundo ela, a nova estação vai explorar os estilos indiano e indígena. O preto e o branco tradicionais vão sair um pouco de lado. Dourado, bronze e prateado serão as cores do momento. Cleide também aposta no sucesso das sandálias havainas, cujos preços variam entre R$ 9 e R$ 40. A expectativa da gerente para a segunda quinzena do mês é de um incremento na ordem de 15%.

A artista plástica Iliana Steiner também está confiante nos resultados das vendas da Universo Pop. Segundo ela, os negócios da unidade da Augusta, na primeira quinzena do mês, aumentaram 15% em relação ao mesmo período de 2005 – índice similar ao atingido pela loja do Shopping Anália Franco. Para ela, ainda é cedo para lançar a coleção primavera-verão. “Nossa moda de inverno tem peças leves, que podem ser usadas no verão. Por isso, ainda apostamos nessa linha.”

Iliana também contou que muitos de seus fornecedores repassaram os estoques para a Universo Pop a preço de custo, o que possibilitará estender as liquidações até a primeira semana de setembro. Na loja, há peças com até 70% de desconto. Na próxima estação, segundo a empresária, a tendência seguirá um estilo oriental, explorando estampas de mangás e bordados de dragões. Os anos 80 vão inspirar a nova coleção, que terá muito brilho.

A Colombo, rede de moda masculina, chegou há 13 dias na região e já está confiante no sucesso da iniciativa, segundo o gerente Aparecido de Lima.

Segundo ele, o Dia dos Pais ajudou a aumentar as vendas. “Muitas pessoas compareceram à loja para comprar camisas, ternos, gravatas e sapatos. Com R$ 220 na mão, é possível comprar tudo isso. E ainda dá para parcelar.”