Notícias

Lixo proporciona geração de renda e educação ambiental

Guarulhos, 17 de junho de 2010

O novo Centro de Triagem do Instituto Recicla cidadão vai muito além da sensibilização da população quanto à necessidade da reciclagem. É também local para educação e trabalho para 50 funcionários que fazem do lixo a geração de renda familiar.


Funcionários do instituto trabalham na separação do lixo

Este é o caso da costureira Sueli dos Santos, 43 anos, que deixou a profissão de lado para trabalhar com reciclagem. Sueli conta que o novo trabalho é recompensador, ainda mais por estar perto de sua casa. “Se tivéssemos mais gente fazendo este tipo de trabalho, seria bom para todos”, disse a costureira.
 
Em seu primeiro emprego, a jovem Elizangêla Maria da Silva, 18, conta que o trabalho de separação de lixo tem resultado no complemento da renda familiar, mas ela considera que seu esforço vai além do recebimento do salário: gera a oportunidade de colaborar com o meio ambiente. “Se cada um de nós tiver a consciência de separar o nosso lixo, estaremos ajudando o planeta”, falou.
 
Já Sebastião Gonçalvez da Silva, 19, contou que já trabalhava com a reciclagem de lixo na Paraíba, seu Estado de origem e foi exatamente este ofício que lhe rendeu um trabalho após sua vinda para Guarulhos. “Gosto de trabalhar com o lixo. Para mim é importante ajudar com meu esforço na reciclagem”, contou.
 
Educação – Mas o trabalho do Instituto Recicla Cidadão não se limita apenas à separação de materiais recicláveis. A ONG proporciona, também, a educação socioambiental de seus funcionários e da comunidade local.
 
Tanto no Centro de Triagem quanto na sede localizada no jardim Rosa de França, a instituição promove ações sociais, introdução à informática, educação ambiental, entre outras atividades.