Notícias

Lar da Irmã Celeste inaugura oficina de panificação

Guarulhos, 20 de dezembro de 2004

Evento aconteceu no dia 7; oficina faz parte de um projeto da entidade voltado à geração de renda

No dia 7 de dezembro, o Lar da Irmã Celeste, em parceria com a empresa Visteon Sistemas Automotivos Ltda e com o (Fmas) Fundo Municipal de Assistência Social de Guarulhos, inaugurou em suas dependências a oficina de panificação e confeitaria artesanal do Projeto Clic (Criando no Lar da Irmã Celeste; um programa de geração de renda e ocupação para mulheres desempregadas).

Prestigiaram a ocasião: Luiz Carlos Teodoro (presidente da Asec – Associação dos Empresários de Cumbica); Edmilson Americano, Luiza Cordeiro e Luiz Alberto Zappa (vereadores); João Caramez (deputado estadual); David Fumyo Gonçalves (secretário de Assistência Social e Cidadania); Valneide Tavares (chefe da Divisão Técnica de Parcerias da Prefeitura); Maria Augusta (diretora do Departamento de Promoção Social da Prefeitura); Ilza Oliveira Almeida (gestora do Fmas e do Fumcad – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); além de alguns funcionários da Visteon.

O evento também contou com a participação do coral de crianças da entidade (regido pelo maestro Shubert Zimmerer) que, em homenagem aos presentes, entoou duas músicas natalinas. Em seguida houve o descerramento da placa inaugural do espaço da oficina, denominado “Augusta Folsta Bellinfante” em homenagem à ex-diretora da instituição.

Discursaram na ocasião: Luiz Fernando Barros Onofre (presidente da entidade); Jomar Napoleão (representando a diretoria da Visteon); David Fumyo Gonçalves; João Caramez; Celeste Fernandes Risso (diretora do lar); Olga de Almeida Grunho (monitora da oficina). “No Projeto Clic as mulheres não são somente capacitadas; elas são, sobretudo, educadas para a cidadania”, acredita Olga.

Após os pronunciamentos, deu-se o corte da fita inaugural do espaço e todos tiveram a oportunidade de conhecer o local. “Com as novas instalações será possível atender 90 mulheres da comunidade”, afirma a coordenadora geral da instituição, Andressa Miguez.

A Visteon (empresa e associação de funcionários) custeou os equipamentos da oficina e o Fmas arca com as despesas de recursos humanos e material didático-pedagógico. O primeiro forno artesanal foi uma contribuição de Maria Lúcia Alckmin (primeira-dama do estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e de Janete Rocha Pietá (primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos).