Notícias

Lançada Carta de princípios para as eleições em Guarulhos

Guarulhos, 28 de abril de 2008

O Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral de Guarulhos lançou ontem a Carta de Princípios Éticos para as eleições de outubro, quando serão escolhidos o prefeito e os 34 vereadores da cidade.

A carta foi assinada durante o 1.º Seminário de Combate à Corrupção Eleitoral, realizado na Unifig, na Vila Rosália.

Cerca de 400 pessoas estiveram no evento que discutiu assuntos como a fiscalização da campanha eleitoral, a legislação que os candidatos devem cumprir e a participação da comunidade na política.

O seminário foi um dos primeiros eventos promovidos pelo comitê na cidade. Até 5 de outubro, dia das eleições, outros atos serão feitos pelo grupo, que reúne entidades e cidadãos guarulhenses. Uma das bandeiras de luta é a divulgação e execução da Lei federal 9840, de 1999, que pude a corrupção eleitoral.

Na Carta de princípios, a expectativa dos idealizadores é que o processo eleitoral seja livre de vícios como “corrupções, politicagens, falcatruas….”. O texto define que a melhor reforma política quem faz é o povo, pelo voto, elegendo ou reelegendo os bons políticos e ‘cassando os ineptos.

“O papel do comitê não é o de punir ninguém, é educativo. E o seminário serviu para isso. Fazemos um diálogo com a sociedade pra ela entender os mecanismos da política,” destaca Marlon Lelis, coordenador do comitê de Guarulhos.

Planos – Em maio, o comitê inicia uma campanha com a Unifig para recolher assinaturas de apoio a um novo projeto de iniciativa popular, o que impede a candidatura de pessoas condenadas por crimes políticos ou que tenham renunciado a cargo eletivo para fugir de punições. “Devemos ter um evento para inaugurar essa campanha e vamos montar barracas e visitar centros comerciais,” exemplifica Lelis.

O próximo seminário em Guarulhos está previsto para o fim de outubro ou começo de novembro, após as eleições, quando serão discutidas as formas de acompanhamento dos eleitos. O Comitê Guarulhos já está recebendo denúncias de pré-candidatos que já estão fazendo campanha fora do prazo legal. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.lei9840.org.br ou pelo endereço eletrônico mcce.lei9840_guarulhos@yahoo.com.br.