Juro das financeiras deve subir até 12%
O juro cobrado do consumidor pelas financeiras deve subir entre 10% e 12% nos próximos dias. A afirmação é do presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Ricardo Malcon. Segundo ele, as taxas médias para financiamento de veículos em todo o país deverão passar de 3,65% para 4% ao mês. No financiamento de bens duráveis, o juro médio é de 6,8% ao mês e deverá subir para 7,4%. No crédito pessoal oferecido pelas financeiras, a taxa chegará a 8,3%, contra os atuais 7,5% ao mês.
– O remédio é amargo, mas a meta é combater a inflação. O Banco Central nada mais fez do que repassar ao juro o aumento do IPCA. Mas o fato é que esse aumento do juro básico da economia vai prejudicar os negócios neste fim de ano – diz Malcon.
Para o presidente da Acrefi, não é possível fazer previsão para os três primeiros meses do ano que vem antes que sejam anunciadas as primeiras medidas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, Lula prometeu tomar medidas para incentivar a criação de emprego e elas poderão ditar o rumo dos negócios no ano que vem.
Cleide Carvalho