Japoneses inventam menor helicóptero do mundo
O menor e mais leve helicóptero do mundo foi mostrado pela primeira vez em Tóquio, no Japão, em uma exibição organizada pela empresa Seiko Epson.
Os projetistas do helicóptero-robô disseram que o mecanismo poderia ser usado como uma “câmera voadora”, por exemplo, para entrar em edifícios destruídos por terremotos.
O protótipo tem quatro pernas, pesa 10 gramas e, embora voe por controle remoto, precisa ser conectado por um cabo a uma fonte de energia.
O helicóptero foi apresentado na International Robot Exhibition, que ocorre a cada dois anos.
Marketing
“O robô tem uma câmera e pode voar até áreas perigosas, atingidas por desastres. Em suma, ele funciona como um olho”, disse o responsável pelo divisão de negócios estratégicos da Seiko Epson.
Um dos diretores da Seiko Epson, Junji Ajioka, disse estar procurando uma parceria com outra empresa, para ajudar a desenvolver uma pilha extremamente leve.
“É por isso que nós mostramos helicóptero-robô na exibição. Queremos atrair fabricantes que possam fabricar uma pilha extremamente leve para nós”, disse ele, acrescentando que a empresa tinha ainda que estabelecer uma data para fazer o marketing do helicóptero.
A empresa levou três anos para produzir o protótipo que foi apresentado.
O evento no Japão se tornou uma vitrine para fabricantes demonstrarem suas máquinas-conceito.
Os organizadores esperam que cerca de 100 mil pessoas visitem a exibição, que vai durar quatro dias.