Representantes do sistema de Câmaras de Comércio da Itália e a SP Chamber of Commerce, órgão de fomento de negócios internacionais da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), deram mais um passo para fortalecer os negócios entre os dois países.
A entidade italiana iniciou a parceria com a SP Chamber há dois anos. Desta vez, a missão comercial daquele país veio ao Brasil para discutir novas parcerias comerciais, investimentos e possíveis joint ventures, com foco em pequenas e médias empresas. Com 12 integrantes, a delegação representava os interesses de mais de 40 empresas das regiões de Campagna, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia, Florença, Lombardia, Milão, Nápoles, Piemonte, Toscana e Vêneto.
Segundo o vice-presidente da Unioncamere e presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura (CCIAA) de Turim, Alessandro Barberis, a missão desenvolvida no Brasil tem resultado em significativo incremento do intercâmbio comercial entre os dois países. “Hoje, nosso programa é dar continuidade à internacionalização e cooperação desses negócios e promover acordos com investidores para essas áreas”, declarou.
Setores – No encontro, os italianos representaram os setores de bebidas e alimentos (com destaque para frutas, azeite de oliva e vinho), móveis e acessórios do lar, materiais de construção personalizados, equipamentos agrícolas, têxtil e de embalagens, produtos tecnológicos, de design e serviços especializados. “Como produtores específicos do que há de melhor em nossas províncias, queremos atender às necessidades de São Paulo e de outras regiões brasileiras”, informou Barberis.
Segundo os representantes das câmaras italianas de comércio, a Itália possui atualmente 6 milhões de pequenas e médias empresas.
Base para a Europa – Durante a reunião, presidida pelo vice-presidente da ACSP, Luiz Roberto Gonçalves, Barberis destacou que a Itália funciona como uma base para os empresários brasileiros no continente europeu. “Há um grande potencial para a realização de mais acordos de comércio exterior. Devemos investir muito mais nessa relação. Queremos que a Associação Comercial de São Paulo seja uma extensão das câmaras italianas.”
Na ocasião, Gonçalves também explicou à delegação a estrutura da recente plataforma empresarial da ACSP em Macau, na China, e colocou à disposição do empresariado italiano toda a infra-estrutura do escritório, que tem o apoio do governo local, para potenciais negócios na Ásia.