ACE-Guarulhos

Investidores estão mais confiantes

O bom desempenho na condução da transição política para o novo governo está deixando os investidores mais confiantes em relação ao Brasil, segundo Neil Allen, presidente da Allen Global Holdings.

“Temos um número de operações em que estamos trabalhando ao longo deste ano e virtualmente quase todas devem avançar, levando ou não à compra de empresas. Ou seja, quem estava interessado no Brasil antes das eleições certamente está mais interessado agora que as perspectivas estão mais claras para o país”, afirmou Allen. “E o aumento da taxa de juros em 100 pontos-base pelo Copom, apesar das preocupações de parcela no mercado com a dívida, não fará os investidores mudarem de opinião em relação ao país”.

Allen disse que o fluxo de investimentos diretos de estrangeiros deverá atingir um volume moderado em 2003. “As pessoas perceberam que o Brasil não está nem próximo da mesma situação que a Argentina. Além disso, com o câmbio neste nível, os ativos estão relativamente baratos no Brasil”, disse.

Allen avalia que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tem dois desafios pela frente. O primeiro é continuar construindo a confiança tanto domesticamente quanto dos investidores estrangeiros. “Ao adotar as medidas corretas, em termos de política econômica, o novo governo ganhará mais confiança, que por sua vez o ajudará a lidar com o câmbio e com a taxa de juros, ao gerar um ciclo virtuoso. Mas, se não adotarem as medidas corretas, então o novo governo terá de enfrentar muita dificuldade com a dívida do país”, comentou Allen.

Sair da versão mobile