Internet faz aniversário de dez anos nos EUA
A primeira página da internet foi criada há exatamente dez anos nos Estados Unidos. Ela foi programada por Paul Kunz, da Universidade de Stanford, na Califórnia, que nunca sonhou que a rede se tornasse o que é hoje.
A página de Kunz, físico do Centro de Aceleração Linear da Universidade de Stanford, tinha apenas três linhas de texto, um link para um endereço de e-mail e outro para um banco de dados científicos. O site foi ao ar em dezembro de 1991.
Mas os princípios da internet nasceram antes, em 1969. Ela era uma rede que interligava laboratórios de pesquisa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos no auge da Guerra Fria. Na época, ela se chamava Arpanet (Advanced Research Projects Agency).
O nome “internet” surgiu mais tarde, quando a mesma tecnologia passou a ser usada para conectar universidades. No início, a rede era restrita ao ambiente militar e científico. Só em 1987 seu uso comercial foi permitido.
Embora não tenha sido o inventor da internet, Kunz contribuiu bastante para o seu êxito, através das suas constantes palestras no meio científico, onde chamava a atenção para as potencialidades da rede mundial.
“Não creio que há dez anos alguém pudesse prever que isto ia crescer tão rapidamente”, disse Kunz numa reunião comemorativa do décimo aniversário da rede nos Estados Unidos realizada na quarta-feira, dia 12, dia exato do aniversário de dez anos da publicação da primeira homepage.
Em uma década, a rede teve um crescimento explosivo, revolucionando a vida cotidiana de cerca de 500 milhões de usuários da internet em todo o mundo.
E-mail, 30
No início de outubro, foi a vez do e-mail comemorar seu aniversário. Trinta anos antes, Ray Tomlinson transmitiu a primeira mensagem entre computadores.
Engenheiro da empresa norte-americana BBN Technologies, ele criou um soft chamado SNDMSG, que transmitia arquivos junto a pequenas mensagens de texto.