Infraero
Um dos mais modernos da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, administrado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) e certificado pela ISO 9001, foi planejado para atender à crescente demanda do tráfego aéreo de São Paulo nas próximas décadas.
O Plano Diretor do Aeroporto prevê a construção de 4 terminais, sendo que os dois terminais de passageiros existentes têm capacidade para movimentar 17 milhões de passageiros/ano. Os terminais 3 e 4 terão capacidade para movimentar 12 milhões de passageiros/ano cada um.
No Aeroporto estão em funcionamento dois terminais de passageiros, complexo de pistas para pouso e decolagem, terminal de cargas e toda infra-estrutura necessária à sua operacionalidade. Pelos portões de entrada e saída circulam diariamente 35 mil passageiros, além dos acompanhantes e visitantes que somados representam uma população flutuante de, aproximadamente, 100 mil pessoas. Atualmente, 34 companhias aéreas estão distribuídas nos terminais de passageiros 1 e 2, e a rede comercial é formada por mais de 130 lojas de diversos ramos de atividades.
O mercado de trabalho do complexo aeroportuário é formado por cerca de 370 empresas que geram 30.616 empregos diretos. Desde a sua inauguração, há 17 anos, 154,2 milhões de passageiros procedentes dos 5 continentes, utilizaram os portões de entrada e saída do Aeroporto de Guarulhos.
A Infraero está presente no País, representada por uma malha aeroportuária composta de 65 aeroportos – que concentram 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil – e 82 Estações de Apoio à Navegação Aérea que executam serviços de telecomunicações, controle de tráfego aéreo, meteorologia e proteção ao vôo.
Em 2001, a Infraero atendeu a 73,9 milhões de passageiros, 2,1 milhões de pousos e decolagens e processou 1,25 milhão de toneladas de carga em seus terminais. Com um faturamento de R$ 1,47 bilhão no ano passado, a Empresa tem a perspectiva de crescimento, para 2002, superior a 8% no movimento de passageiros e prevê investimentos da ordem de R$ 900 milhões em projetos e serviços no setor aeroportuário.
O Superintendente da Infraero Regional do Sudeste, Tércio Ivan de Barros, considera extremamente importante receber o Prêmio Destaque Empresarial Acig, pois é o reconhecimento da nova política da empresa de integrar o aeroporto à comunidade onde está inserido, tornando-se um elo de todos os segmentos sócio-econômicos que contribuem para o desenvolvimento da Cidade de Guarulhos.