Notícias

Inflação de 2007 pode superar as previsões

Guarulhos, 21 de dezembro de 2007

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu acima do esperado em dezembro: 0,7%, ante média de previsões de 0,59% de analistas do mercado. O resultado indica que a inflação de 2007 vai esbarrar no centro da meta de 4,5% fixada pelo Banco Central que, para alguns, pode até ser ultrapassada.

O IPCA-15, considerado uma espécie de prévia do IPCA – referência para as metas inflacionárias –, acumulou alta de 4,36%, bem acima dos 2,96% de 2006. O índice é calculado com a mesma metodologia do indicador oficial, diferindo apenas no período de coleta. Para Luís Otávio de Souza Leal, economista-chefe do Banco ABC Brasil, o indicador aumentou bastante a probabilidade de o IPCA fechar o ano acima do centro da meta. Segundo ele, se o IPCA de dezembro ficar em 0,75%, como está projetado, a inflação chegará a 4,47%, quase no centro da meta. Mas há analistas que trabalham com a possibilidade de uma inflação maior em dezembro. Assim, o centro da meta poderá ser ultrapassado. O economista Adriano Lopes, do Unibanco, disse que as estimativas da instituição apontam um IPCA acumulado em 2007 um pouco acima do centro da meta, em 4,6%.

A alta do IPCA-15 foi puxada especialmente pelos alimentos, que contribuíram, sozinhos, com 0,37 ponto percentual para a taxa de 0,7% apurada no mês.