ACE-Guarulhos

Industriais consolidam propostas no Fórum Empresarial das Américas

A indústria brasileira vai apresentar suas propostas para as negociações da Alca no 8º Fórum Empresarial das Américas. Uma delegação de 74 empresários brasileiros participará do encontro, que reúne representantes de entidades empresariais dos 34 países envolvidos nas negociações da Alca. O evento ocorre em Miami de 17 a 19 deste mês.

No documento elaborado pela Coalizão Empresarial, os empresários consideram que há dificuldades para estabelecer um acordo que permita a criação de uma zona de livre comércio ampla em 2005.

A Coalizão defende a adoção de políticas de liberalização comercial que considerem as assimetrias de cada país envolvido no acordo. Sugere ainda que as barreiras tarifárias e os subsídios que hoje interferem na competitividade dos produtos agrícolas sejam derrubadas.

“O documento com as propostas do empresariado brasileiro será discutido no Fórum Empresarial das Américas junto com as sugestões dos demais países presentes à reunião”, diz Soraya Rosar, coordenadora da Unidade de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo ela, as propostas aprovadas no Fórum serão encaminhadas aos ministros, que participam da 8ª Reunião Ministerial da Alca.

Sair da versão mobile