Indústria crescerá mais de 3% no quarto trimestre
O setor industrial brasileiro acumula um resultado negativo de 0,22% de janeiro a setembro deste ano, em relação a igual período de 2001, mas o desempenho deste último trimestre deve ser bem melhor do que o registrado até agora. O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) estima que a indústria terá um crescimento superior a 3% nos últimos três meses do ano e deverá ajudar o Produto Interno Bruto (PIB) do país fechar 2002 com um crescimento de 1,7%.
– Achamos que no último trimestre o crescimento possa ter uma expressiva aceleração, de forma que o PIB feche o ano com crescimento de 1,7%, o que, igualmente, não terá sido um desempenho satisfatório, porém, ainda assim, significativo, tendo em vista a conturbada conjuntura econômica de 2002 – diz a Carta do Iedi, divulgada nesta segunda-feira (02) pela entidade.
A avaliação do Iedi tem como base o comportamento do setor industrial nos dois trimestres anteriores. No segundo trimestre do ano (abril, maio e junho) o setor permaneceu praticamente estável, com alta de apenas 0,1%. De julho a setembro, no entanto, o crescimento saltou para 3%.
Cleide Carvalho