Serão escolhidos até 12 empreendedores, que poderão incubar suas idéias de empresas no projeto
Com o objetivo de selecionar os empreendedores que farão parte do projeto Incubadora de Empresas, foram realizadas duas reuniões nos dias 15 e 16 de agosto, na sede em Guarulhos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Os candidatos à vaga no projeto fizeram a exposição dos seus planos de negócios, que serão avaliados pelo Conselho Administrativo da Incubadora.
Além do Ciesp, o projeto conta com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-Guarulhos), Prefeitura Municipal de Guarulhos e Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende).
A Incubadora de Empresas de Guarulhos, recebeu a inscrição de 42 fichas de empreendedores interessados em participar, mas apenas 26 fichas foram selecionadas. Aos selecionados foi oferecido um curso de plano de negócios ministrado pelo Sebrae.
Após o término deste curso, cumprindo etapas previamente definidas, os empreendedores tiveram que expor seus planos de negócios para serem avaliados por integrantes do Conselho Administrativo.
Segundo o gerente da Incubadora, Nilson Cruz Junior, que coordenou as apresentações, as reuniões serviram para conhecer com mais detalhes os planos, que ajudarão na avaliação final do Conselho Administrativo.
“Obviamente não conseguiremos avaliar todos os quesitos apenas nestas duas reuniões. Sabemos que é pouco tempo. Mas faremos em breve uma nova avaliação mais detalhada de cada plano para definirmos as empresas que serão incubadas”, disse Nilson.
Para o superintendente da ACE e membro do Conselho Administrativo da Incubadora, Maurici Dias Gomes, a escolha dos futuros incubadores será uma tarefa muito difícil.
“Estamos cumprindo as etapas previstas e agora estamos na parte mais difícil que é a da escolha das empresas”, afirmou.
A Incubadora-Guarulhos recebeu intenções de implantação de empresas dos mais variados segmentos, que vão do ramo alimentício à soluções tecnológicas. Dentre estas intenções por exemplo, está a idéia dos empreendedores Roberto Hiroshi, 22 anos e Rogério Celeghini, 28 anos, que juntos pretendem incubar uma empresa de desenvolvimento de software para ensino à distância.
Os futuros incubadores elogiaram a iniciativa do projeto e esperam ansiosos por um resultado positivo.
“É uma boa iniciativa que ajuda no crescimento das pequenas empresas. Desta forma podemos entrar no mercado com mais competitividade”, disse Hiroshi.
Projeto – O projeto Incubadora de Empresas tem como objetivo fazer com que futuros empreendedores planejem sua empresa, antes de abrir.
O empreendedor selecionado para incubar o seu projeto, receberá do programa um suporte gerencial para identificar as dificuldades relativas ao seu projeto, necessidade de treinamento, capacitação, formação, entre outras coisas.
Entre as vantagens do projeto está a criação de uma cultura de planejamento, gestão e inovação empresarial, o que irá ajudar o empreendedor a criar empresas fortes e competitivas. Segundo os responsáveis da Incubadora Guarulhos, o planejamento da empresa diminui o risco de mortalidade de um novo empreendimento, o que implica na geração de empregos e renda. Uma empresa pode ficar incubada até dois anos. Após este período ela será graduada e estará apta a caminhar sozinha. Hoje no estado de São Paulo existem 62 modelos do programa em funcionamento.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site www.agende-guarulhos.org.br