A inadimplência do consumidor na cidade de Guarulhos apresentou leve alta de 0,2% no acumulado do ano, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos). Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 0,8%, e na avaliação mensal (contra o mês anterior), retração de 1,7%.
Apesar dos números positivos, a cidade ainda apresenta índices piores do que os registrados na Região do Alto Tietê, no Estado de São Paulo e no Brasil. No acumulado do ano, por exemplo, só a cidade não teve queda no número de inadimplentes.
A Região do Alto Tietê apresentou uma diminuição de 2, 1% entre os meses de novembro de 2015 e 2016, segundo o levantamento. Já o Estado de São Paulo teve uma retração de 2, 6%, enquanto o País registrou uma queda mais modesta: 0,5%.
Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, o resultado da pesquisa mostra que a economia dá sinais de recuperação. “2016 foi um ano muito difícil para o Brasil por causa do cenário econômico. Porém, com a aproximação de 2017, percebemos que, lentamente, a situação tem melhorado. Isto nos deixa otimistas em relação ao ano que vem”, avaliou.