Notícias

Inadimplência das empresas em 2012 fecha em alta

Guarulhos, 13 de fevereiro de 2013

O número de empresas inadimplentes em 2012 fechou em alta de 6,9% ante 2011 segundo levantamento da Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). A informação tem por base três bases variáveis de negativação: novos registros na base do SCPC, títulos protestados e cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos).

De acordo com a Boa Vista, a alta da inadimplência das empresas é reflexo de fatores como a redução do ritmo de crescimento da atividade econômica, o aumento do endividamento e da inadimplência de consumidores e o consequente aumento da restrição dos bancos à concessão de crédito em geral.

Os dados mostram também que a redução da atividade aliada a menor capacitada de financiamento impactou de forma direta no fluxo de caixa das empresas, especialmente na capacidade de honrar seus compromissos.

O cenário de 2013, no entanto, aponta para uma melhoria da atividade econômica, com perspectivas positivas para o mercado de crédito, juros baixos e redução da inadimplência dos consumidores.